Conheça o Pug: Meu pet o Boris

Olá pessoal vim aqui para falar de uma raça de cão em específico que é o Pug, eu ja havia feito esse post aqui no meu blog, mas recentemente fiz um video no canal Bem Estilosa falando do senhor Boris.



Como todo mundo sabe eu tenho um cãozinho dessa raça chamado Bóris, ele é a coisa mais fofa e linda, amo ele,sou completamente apaixonada por esta raça, fiquei conhecendo esta raça quando visitei a casa de uma cliente minha e me deparei com essa fofura sorrindo para mim. Então fui atras da origem da raça e que cuidados ter com ela. Como qualquer animal o Pug necessita dos cuidados básicos que são carinho,amor e atenção, eu acredito que quando você tem um animalzinho deve considerá-lo como membro da família e cuidar como tal e isso inclui cuidar do bem estar físico e psicológico, mas o pug exige alguns cuidados a mais, então pense bem antes de adquirir qualquer animal.Logo abaixo algumas dicas de cuidado e origem da raça.

Origem da Raça

De origem chinesa, o Pug foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adotou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. 


Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, Maria Antonieta, o Príncipe de Orange Willian the Silent e mais recentemente com o Duque de Windsor. Sem o aviso de um pequeno Pug, Willian teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Willian exibe, além dele, seu querido cão de estimação.


Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou europeia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagui (também chamado de Pug).


Os ingleses o batizaram de Pug ou "Pug-Dog", isto é "coisa diminuta", "cão diminuto". O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez na França, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um ator, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.
Fotos/ relatos de 1880


No Brasil a difusão da raça ainda é pequena, mas basta que seja um pouco divulgada para demonstrar seu potencial de carisma que há muito já foi descoberto pelo mundo.

Curiosidades:

Essa raça tem características marcantes, como focinho achatado, e rabo em espiral. Seu porte é pequeno, e seu peso ideal está entre os 6,3 a 11,5 kg. A pelagem do seu musculoso corpo é fina, lisa, macia e curta. A cor é prateado, abricó-castanho ou preto. O Pug tem um grande charme e boa disposição. Seus olhos são grandes, de formato globular; sua expressão doce e alerta. O Pug pode medir de 25 a 28 cm de altura.
É incapacitado de viagens longas e cansativas, pois seu focinho achatado dificulta sua respiração, que normalmente é ofegante. Devido a este focinho, não suporta ficar em locais quentes e abafados, podendo vir a falecer rapidamente.
Bóris chupando Picolé

Torna-se facilmente um companheiro inseparável, na verdade, acompanha-o para todo o lado mesmo sem ser convidado. demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis e folgadas.É um cão que perde extremamente muito pêlo o ano inteiro, intensificando mais nas épocas de troca de pelagem. 
Bóris
Outra característica diferenciadora é o seu latido: som emitido, muito parecido com um roncar, é intervalado por grunhidos como se o cão estivesse engasgado. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.


A expectativa de vida do Pug varia entre cerca de 13 a 15 anos segundo o site www.meusfilhotes.com.br . 


Fotinhas do meu Bóris

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário